Balanços Contábeis

Os balanços contábeis de um governo, nas mais diversas esferas, apresentam as receitas e despesas orçamentárias, bem como as de natureza extra-orçamentárias, que se confrontam em um determinado momento. Com a realização de Balanços, como o Financeiro, o Orçamentário e o Contábil, consegue-se analisar os processos passados assim como ter uma previsão sobre balanços futuros.


  • Balanço Financeiro
O balanço financeiro, com definição pela Lei 4.320/64, evidencia as receitas e despesas orçamentárias, as contrapondo, permitindo verificar o resultado financeiro do exercício, assim como mostrar o saldo a ser transferido para o exercício seguinte, sendo esta saldo positivo (situação de superávit) ou zero  (situação de equilíbrio.
(http://www12.senado.leg.br/orcamento/glossario?search_letter=b ; Acesso em 05 dezembro 2014)

Segue, abaixo, o Balanço Financeiro (BF) do último ano:


  • Balanço Orçamentário
Com o Balanço Orçamentário do município, confrontando as receitas e despesas previstas na lei orçamentária com  as realizadas. Consegue-se ter a noção, a partir desta comparação, notar a ocorrência de superávit, déficit ou equilíbrio. 
(http://www12.senado.leg.br/orcamento/glossario?search_letter=b ; Acesso em 05 dezembro 2014)

Segue, abaixo, o Balanço Orçamentário (BO) do último ano:


  • Balanço Patrimonial
Este é o demonstrativo contábil que expressa, num determinado momento, a situação patrimonial encontrada no município, compreendendo os direitos e bens(que compõem o ativo financeiro e o ativo permanente), as obrigações(que compõem o passivo financeiro e o passivo permanente) e as Contas de Compensação, em que serão registrados os bens, valores, obrigações e situações que possam afetar o patrimônio.
(http://www12.senado.leg.br/orcamento/glossario?search_letter=b ; Acesso em 05 dezembro 2014)

Segue,abaixo, o Balanço Patrimonial (BP) do último ano:



Nenhum comentário:

Postar um comentário