A Cidade

Escrito por: Lucas Toledo


Município mineiro localizado da região sul do Estado ("Sul de Minas"), conhecido, turisticamente, por suas condições naturais de clima e relevo, além de sua relação com o artesanato e culinária,  o município de Poços de Caldas se configura entre os mais importantes de Minas Gerais.

Com uma população de pouco mais de 160 mil habitantes, Poços, como é carinhosamente chamada, é a 15ª cidade mais populosa do Estado de Minas Gerais (Fonte: IBGE/2013). Formada por uma área de 544.420 Km², a cidade apresenta uma densidade demográfica de 295,8 hab./Km².

(Fonte: entmme)

A "Cidade do Vulcão" recebe esta alcunha pela sua localização. A cidade de Poços de Caldas está situada em uma extinta região vulcânica, cuja formação resultou na Serra de São Domingos, ponto marcante da cidade, no qual se encontra um dos pontos turísticos mais marcantes do Sul de Minas, o Cristo Redentor.


HISTÓRIA

A cidade tem sua formação a partir do descobrimento de suas primeiras nascentes de águas termais (devido formação vulcânica), ainda no século XVII. Entretanto, até meados do século XIX, a região era uma propriedade privada.

As águas sulfurosas deram um status de 'utilidade pública' a região, que acabava sendo procurada por pessoas de várias regiões, na procura de tratamentos de problemas cutâneos. Em 1872, aos 6 dias de Novembro, foi assinado o ato de fundação do município. Data esta em que hoje se comemora o aniversário da cidade.

O nome "Poços de Caldas" tem uma referência imperial. Caldas da Rainha, município português, era conhecido como importante terma utilidade para tratamento de problemas na pele pela Realeza. Como, no caso, as fontes termais eram através de poços utilizados por animais, originou-se o nome de Poços de Caldas.

(Fonte: Portal Caminhos Gerais)

A partir de então, a cidade atraiu seus mais diversos benefícios, sendo colocada como uma cidade turística por suas belezas e riquezas naturais, além de um polo econômico regional. Poços viveu um período de muito luxo, com a existência do Palace Cassino e Palace Hotel, e que por la passavam pessoas da mais alta importância nacional, como os presidentes Getúlio Vargas (que tinha uma acomodação exclusiva) e Juscelino Kubitschek, além de nomes como Carmen Miranda, Olavo Bilac e Santos Dumont.

(Fonte: Portal Caminhos Gerais)


Mesmo com a proibição dos jogos, em 1946, Poços de Caldas não perdeu mais seu cunho turístico, sendo até hoje procurado pelas pessoas das mais diversas idades e pelos mais amplos motivos.


SÍMBOLOS


A bandeira municipal de Poços de Caldas tem a forma retangular, oitavada de verde, com retângulo branco central, onde é aplicado o Brasão de Armas do município e de onde partem oito faixas iguais nas cores branco, amarelo e azul que servem de separação das oitavas dispostas duas a duas no sentido horizontal, vertical, em banda e em barra.




O brasão ao centro representa o Governo Municipal, cuja influência e poder são irradiados a todos os quadrantes do território municipal, simbolizados pelas faixas que partem o retângulo central; as oitavas, assim constituídas representam as propriedades rurais existentes nesse território. A grande incidência da agricultura no município é retratada pela cor verde da bandeira.





Abaixo, seguem mais fotos de pontos turísticos da Cidade de Poços de Caldas.


Pedra-Balão (Fonte: Rossmaly Borges)

Extinto monotrilho da cidade

Thermas Antônio Carlos 
(Fonte: Fábio Calvetti/UOL)

Serra de São Domingos

Monumento de Boas-Vindas na Entrada da Cidade

Relógio Floral



Para saber mais sobre a história de Poços de Caldas, acesse aqui.
Para mais fotos da cidade, clique neste vídeo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário